Graças as técnicas moleculares de última geração hoje é possível identificar o sexo do bebe durante a gestação, sem a necessidade de procedimentos invasivos nem que sejam aguardadas as 15 semanas necessárias para a realização do  ultrassom.

A partir da 8ª semana de gestação pode-se encontrar uma concentração considerável de DNA fetal na circulação materna, sendo assim com uma pequena amostra de sangue periférico da mãe pode-se identificar o sexo do bebe,

A sexagem fetal é um exame que pesquisa a presença do cromossomo Y fetal na corrente da mãe. Sabendo que homens possuem o padrão genético ligado ao sexo XY e mulheres XX, se faz a identificação molecular, na amostra, de uma sequência do cromossomo Y, que está presente apenas no sexo masculino.

Estudos demonstram que entre a 11ª e a 17ª semana de gravidez, aproximadamente 3,4% de todo o DNA presente na circulação materna é de origem fetal. Com o avançar da gravidez, a quantidade do DNA fetal na mãe aumenta, chegando a representar 6,2% entre a 37ª e 43ª semana gestacional.

A determinação do sexo do feto por biologia molecular a partir da 8ª semana tem 98,2% de acerto.