A Doença Celíaca é uma desordem de natureza autoimune que ocorre em indivíduos geneticamente suscetíveis, sendo desencadeada pela exposição destas pessoas ao glúten que é uma mistura de proteínas existentes em cereais como o trigo, centeio, cevada e aveia, e o seu consumo pode ocasionar toxicidade nos celíacos.

Estima-se que aproximadamente 1% da população, entre crianças e adultos, pode ser afetada por esta doença, segundo estudos epidemiológicos.

A doença é caracterizada por uma inflamação crônica, resultando em atrofia progressiva da mucosa do intestino delgado, levando assim à má-absorção e incapacidade de aproveitamento adequado dos alimentos, podendo causar no indivíduo diarréia, distensão abdominal, emagrecimento, falta de apetite e retardo no crescimento especialmente em crianças, podendo ser também assintomática.

O diagnóstico laboratorial pode ser feito por critérios clínicos, histológicos (biópsia intestinal, sorológicos e molecular). O diagnóstico sorológico da doença celíaca baseia-se na detecção de auto-anticorpos, sendo mais comumente empregados os testes anti-gliadinam anti-endomísio e anti-trasglutamase tecidual. Diversos estudos mostram sensibilidade e especificidades superiores nos testes que realizam a detecção de IGA específica para estes antígenos, resultando em melhor correlação clínica quando comparados à detecção de IgG e IgM. Estes trabalhos mostram também que a pesquisa de IGA específica anti-trasglutaminase tecidual vem se tornando o teste de escolha para o diagnóstico e seguimento clínico da doença celíaca. O MEDCIN oferece diferentes testes para a doença celíaca, como o diagnóstico sorológico onde os testes tem se mostrado úteis também no seguimento da doença, especialmente para avaliar a resposta dos pacientes frente à dieta isenta de glúten. O esperado nesta situação é que os testes sorológicos venham a se tornar negativos.

A doença celíaca tem associação com deficiência seletiva de IGA (em torno de 2% dos pacientes). Portanto, para evitar a ocorrência de resultados falso-negativos, recomenda-se avaliar também os níveis séricos de IGA total quando se realiza a pesquisa se IGA anti-gliadina, anti-endomísio e anti-transglutamase tecidual nestes pacientes.